terça-feira, 16 de março de 2010

Quatro voltas de cultura gratuita no relógio

Por Daniella Bittencourt Féder


Evento cultural do estado de São Paulo acontece no final de maio em várias cidades paulistas e tem boas expectativas


Mais de 700 atrações prometem agitar São Paulo nos dias 22 e 23 de maio (sábado e domingo), no maior evento cultural do interior e litoral do estado, a Virada Cultural Paulista, que acontece uma vez por ano. O evento visa proporcionar ao público várias horas de entretenimento cultural, e tem entrada gratuita. Serão montados palcos em ruas de 29 cidades do estado. “Artistas internacionais e nacionais, espetáculos de dança, circo, música erudita e mágica animarão os paulistas dos 29 municípios participantes”, promete João Sayad, Secretário de Estado da Cultura. Na capital, os shows vão ser apresentados, como de costume, em pleno centro da cidade, ao ar livre.

Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, a Virada Cultural Paulista hoje chega à sua quarta edição, com investimento de R$ 6,5 milhões de reais e crescimento não somente no orçamento, informa Sayad, mas também no número de atrações e de municípios participantes – que até o ano passado não incluía Piracicaba, São Carlos e outras oito cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. O público esperado é de 1,5 milhão de pessoas.

As 29 cidades que vão receber o evento são Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

O paulistano Orlando Si Fang, 25 anos, esteve na edição de 2009 e elogia a ideia do governo de promover espetáculos gratuitamente. “Gostaria que esse tipo de evento fosse realizado mais vezes ao longo do ano, pois pude ver toda a cidade viva por dois dias seguidos”, diz ele, ressaltando que não espera menos da Virada Cultural deste ano e nem da maneira como ela é divulgada e se relaciona com o público. “Logo que cheguei ao local, recebi um material com toda a programação e mapas, o que me foi muito útil. O único ponto fraco foi a coincidência de horários”, completa. Ele conta que em algumas situações foi preciso decidir entre dois ou mais espetáculos que aconteciam ao mesmo tempo, mas a proximidade entre os palcos ajudou.

Destaques

Dentre os artistas da música internacional que vão se apresentar, estão Cat Power, Manu Chao, Yann Tiersen e Mudhoney. E, da música nacional, Sepultura, Paralamas do Sucesso, Titãs, Zeca Baleiro, Pitty, Jorge Aragão, Bebel Gilberto Moraes Moreira, Leci Brandão, Paula Lima, Ultraje a Rigor, CPM22, Negra Li, Lobão, Cachorro Grande, Almir Sater, Dona Ivone Lara, Cordel do Fogo Encantado e Arnaldo Antunes. Além dos shows de música – e também de música erudita -, a Virada Cultural Paulista vai ofertar peças de teatro como “Amigas Pero no Mucho” (com Leopoldo Pacheco e Elias Andreato), “La Putanesca” (com Ângela Dip) e “Calendário da Pedra” (com Denise Stoklos). Também haverá espetáculos de dança, ópera, DJs, exibição de filmes, intervenções urbanas, apresentações de mágica, circo e stand-up comedy com artistas como a drag queen Nany People, o Clube de Improviso, de Itu e Marcela Leal, que participa dos espetáculos Terça Insana e d’Os Improváveis.