sábado, 21 de março de 2009

Será 2012 o ano do juízo final?

Há quem acredite que dia 21 de dezembro de 2012 será o óbito da Terra. Essa ideia se baseia em uma profecia maia.

Os maias são conhecidos por terem sido uma civilização muito avançada em vários aspectos como astrologia, medicina e arquitetura. Hoje em dia há muitos adeptos do calendário maia (conhecido também como Calendário da Paz) e, desse calendário, na sua origem, apareceram inúmeras profecias. Uma muito relevante foi quando os maias previram a chegada do deus Quetzal Coatl, uma serpente emplumada. Este “deus” realmente chegou: em forma humana e em cima de um cavalo. Hernán Cortez foi recebido pelos Maias como a reencarnação de Quetzal Coatl.

A ideia inicial dos maias não é o fim do mundo propriamente dito, mas sim uma mudança significativa na Terra. E, como criadores de teorias conspiratórias, eram loucos para especular. Juntaram todas as evidências possíveis para crer que o mundo está limitado a 4 anos de existência.

Algumas teorias que reforçam essa ideia são: o livro chinês I Ching - que, usando a teoria de “time wave zero”, prevê que o mundo irá acabar no dia 21 de dezembro de 2012 -, e o fato de que em 2012 a Terra se alinhará com o Sol e ficará no centro da Via Láctea, logo acima (ou abaixo) de um buraco negro. Existem várias outras teorias, e até 2012 provavelmente aparecerão muitas mais.

Depois de ler várias previsões, busquei fatos científicos que poderiam derrubar ou reforçar ainda mais toda essa ideia. O fato é que o mundo pode se destruir "do nada” e acabar com a vida em questão de minutos. Foi como aconteceu com os Trilobitas, uma forma de vida do período paleozóico (acredita-se que sumiram por condições adversas de clima ou grandes catástrofes desconhecidas). Ou com os Dinossauros no período mesozóico (acredita-se que se extinguiram ou pela colisão de um meteoro ou por condições ambientais). As catástrofes naturais podem acabar com o mundo. Quem sabe alguns tsunamis ou se todos os vulcões entrarem em erupção ao mesmo tempo. Mas uma coisa realmente preocupa: se todos os seres humanos resolverem secar o cabelo ao mesmo tempo, como aconteceu na série Alf - o ÉTeimoso.

Fóssil de um Trilobita, era paleozóica.

O fato é que, depois de pesquisar tanto, só cheguei a ter mais e mais dúvidas. As previsões são incertas e o futuro da Terra também. Só teremos certeza no dia 22 de dezembro de 2012, quando poderemos tomar chopp (com moderação) para comemorar a vida humana. Ou poderemos estar tomando uma tequila no purgatório pra celebrar a sabedoria maia!

Alf, o ÉTeimoso

2 comentários:

Anônimo disse...

eles podem ter simplismente parado de escrever o calendario com a chegada dos colonizadores que os escravizaram.por exemplo.

Anônimo disse...

kkkkkkk será q alguem acredita nisso!!!??? kkkkkk