quinta-feira, 13 de maio de 2010

Câmara dos deputados aprova Ficha Limpa

Por Daniella Bittencourt Féder


Conseguir exercer nosso direito à democracia não deveria ser uma vitória, mas infelizmente é

A Ficha Limpa é um projeto de lei que prevê que políticos com débitos na justiça não possam concorrer às eleições. A lei já existe para concorrentes à cargos públicos, mas ainda não para o eleitorado. Permitir a um sujeito com processos ativos contra si que concorra a eleições para representar o país, na minha opinião, é só mais uma sujeira.
A petição Ficha Limpa teve uma mobilização online incrível, através do site www.avaaz.org. Qualquer movimento que pede mudanças sociais, políticas ou econômicas no país deveria ter uma movimentação real significante, e não virtual. Mas não posso deixar de ficar feliz pela Câmara dos Deputados ter aprovado a Ficha Limpa. Eu era só mais uma que não acreditava que o projeto não tinha apoio político o suficiente para passar pela Câmara, e fui positivamente surpreendida. Mas, calma lá, ainda tem chão pela frente: a Ficha Limpa fez as malas ontem para visitar o Senado e, se conseguir passar por lá também, segue para o poder presidencial.
A internet é uma ótima ferramenta para mobilização coletiva, e talvez deva ser usada mais frequentemente para o Brasil correr atrás da conquista real da democracia. É, os tempos são outros...

Um comentário:

abdcefgh disse...

VAI FICHAA LIMPAAAAAAAAAA!!! \O/