sábado, 29 de novembro de 2008

Buy nothing but this idea



Hoje é o Buy Nothing Day, dia de protesto contra o consumismo. Criado em 1992 pela ONG Adbusters, a intenção do dia mundial sem consumir seria alertar para o excesso de consumismo, segundo Kalle Lasn, o fundador da entidade.
O mais interessante é que Lasn e sua equipe deturpam campanhas publicitárias famosas para divulgar sua idéia. São os "spoofs campaigns", nas quais o foco são famosas indústrias de bebidas, cigarros, moda no geral, alimentos e por aí afora.


Fonte: www.buynothingday.org

fonte: www.google.com


Buy Nothing Day atinge 65 países, de acordo com Lasn. Mas até agora não foi possível medir o impacto das ações da ONG. O que se sabe é da sua popularidade entre universitários (aqui eu assino embaixo!) e da boa imagem de seu fundador que chega a ser, em alguns meios, tão famoso quanto o cineasta-ativista Michael Moore.

Dentre outras campanhas, Adbusters faz, em abril, a Mental Detox Week: uma campanha que leva seus adeptos a não ligarem a TV, DVD, MP3 e plataformas de jogos por uma semana. A pretensão é abalar o comércio e levar a verba publicitária a nocaute.

"Ontem não comprei um hambúrguer do McDonald's. Estava faminto, saindo de uma reunião e a caminho de outra, e passei ao lado de uma lanchonete da rede. De verdade: eu estava doido para comer uma porção de fritas e um Big Mac. Mas me controlei. Afinal, são mais de 17 anos de treino, dia após dia, contra mim mesmo e minhas vontades. Isso é o fundamental: treinar. Vai levar um bom tempo, mas não se preocupe. Treine que você consegue."

"Consumo é doença. Foi a onda consumista que levou o planeta à mudança climática e, finalmente, agora, nos levou a esta enorme crise financeira e econômica que estamos vivendo, a maior de toda a história da humanidade.
"
Kalle Lasn para o jornal Folha de São Paulo (29 de novembro de 2008)


Comprem essa idéia!


ADBUSTERS
CASSEURS DE PUB
LIMITV
R.A.P. (RESISTANCE A L'AGRESSION PUBLICITAIRE)
UNPLUG YOUR KIDS
WHITE DOT

Fonte: Folha de São Paulo (29 de novembro de 2008)

6 comentários:

Caju disse...

Fora comer fora, não consumi ontem!!
Tá que eu nunca compro nada, mas ontem em particular eu ia...

gustavo_yuki disse...

Não consumir por um dia?
Dá pra fazer, até concordo em tentar...
Passar uma semana sem tocar no pc é... essa eu passo
x)

Dani disse...

Consegui! Fui a um barzinho e só comecei a beber depois da meia-noite. Tá valendo, né?

Maria José Mesquita (Zé) disse...

Ficou legal Ana. Gostei.
Ao invés de consumir, des-consumir! Mandar coisas pra Santa Catarina é uma boa opção de fim de ano pra variar. Hehe. Beijo.

Ana 'Aura' disse...

Opa, Zé, obrigada! Obrigada pelo apoio e pelo material (;

E Dani, acho que tá valendo sim, né? hahaha

Romulo disse...

Protect me from what I want!, diria a Jenny Holzer