sábado, 29 de novembro de 2008

Buy nothing but this idea



Hoje é o Buy Nothing Day, dia de protesto contra o consumismo. Criado em 1992 pela ONG Adbusters, a intenção do dia mundial sem consumir seria alertar para o excesso de consumismo, segundo Kalle Lasn, o fundador da entidade.
O mais interessante é que Lasn e sua equipe deturpam campanhas publicitárias famosas para divulgar sua idéia. São os "spoofs campaigns", nas quais o foco são famosas indústrias de bebidas, cigarros, moda no geral, alimentos e por aí afora.


Fonte: www.buynothingday.org

fonte: www.google.com


Buy Nothing Day atinge 65 países, de acordo com Lasn. Mas até agora não foi possível medir o impacto das ações da ONG. O que se sabe é da sua popularidade entre universitários (aqui eu assino embaixo!) e da boa imagem de seu fundador que chega a ser, em alguns meios, tão famoso quanto o cineasta-ativista Michael Moore.

Dentre outras campanhas, Adbusters faz, em abril, a Mental Detox Week: uma campanha que leva seus adeptos a não ligarem a TV, DVD, MP3 e plataformas de jogos por uma semana. A pretensão é abalar o comércio e levar a verba publicitária a nocaute.

"Ontem não comprei um hambúrguer do McDonald's. Estava faminto, saindo de uma reunião e a caminho de outra, e passei ao lado de uma lanchonete da rede. De verdade: eu estava doido para comer uma porção de fritas e um Big Mac. Mas me controlei. Afinal, são mais de 17 anos de treino, dia após dia, contra mim mesmo e minhas vontades. Isso é o fundamental: treinar. Vai levar um bom tempo, mas não se preocupe. Treine que você consegue."

"Consumo é doença. Foi a onda consumista que levou o planeta à mudança climática e, finalmente, agora, nos levou a esta enorme crise financeira e econômica que estamos vivendo, a maior de toda a história da humanidade.
"
Kalle Lasn para o jornal Folha de São Paulo (29 de novembro de 2008)


Comprem essa idéia!


ADBUSTERS
CASSEURS DE PUB
LIMITV
R.A.P. (RESISTANCE A L'AGRESSION PUBLICITAIRE)
UNPLUG YOUR KIDS
WHITE DOT

Fonte: Folha de São Paulo (29 de novembro de 2008)

6 comentários:

Caju disse...

Fora comer fora, não consumi ontem!!
Tá que eu nunca compro nada, mas ontem em particular eu ia...

Unknown disse...

Não consumir por um dia?
Dá pra fazer, até concordo em tentar...
Passar uma semana sem tocar no pc é... essa eu passo
x)

Daniella Féder disse...

Consegui! Fui a um barzinho e só comecei a beber depois da meia-noite. Tá valendo, né?

Maria José Mesquita (Zé) disse...

Ficou legal Ana. Gostei.
Ao invés de consumir, des-consumir! Mandar coisas pra Santa Catarina é uma boa opção de fim de ano pra variar. Hehe. Beijo.

Anônimo disse...

Opa, Zé, obrigada! Obrigada pelo apoio e pelo material (;

E Dani, acho que tá valendo sim, né? hahaha

Anônimo disse...

Protect me from what I want!, diria a Jenny Holzer